Você sabia que a maconha (Cannabis sativa) também pode intoxicar seu cãozinho?
A maconha tem como substância principal o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), e a quantidade de THC nas plantas varia de acordo com o ambiente, como luz, umidade, tipo de solo, pH, nutrientes, entre outros fatores.
Intoxicações por C. sativa têm sido cada vez mais frequentes nas residências com cães, por conta do comportamento curioso e comilão da espécie, aliado ao descuido de tutores.
Como os cães podem ter acesso à maconha?
Os cães podem ser expostos à maconha de duas formas principais:
1. Inalação: Quando a maconha é fumada na forma de cigarros, "baseados" ou em bongs, os cães podem inalar a fumaça passivamente.
2. Ingestão: Quando os cães comem alimentos feitos com maconha, como brownies, doces ou pães com "manteiga de maconha". A manteiga de maconha é usada em receitas porque o THC se dissolve na gordura, tornando os alimentos perigosos para os cães, que podem ingerir grandes quantidades sem perceber.
Quais são os sinais de intoxicação por maconha em cães?
Quando um cão ingere maconha ou inala de forma excessiva, os sinais mais comuns são:
- Depressão
- Falta de coordenação
- Urinar sem controle
- Vômito
- Tremores
- Pupilas dilatadas
- Baixa temperatura corporal
- Fraqueza
- Batimentos cardíacos lentos
- Desorientação
- Salivação excessiva
Outros sinais possíveis incluem agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, febre e vocalização.
O quão perigosa é a intoxicação por maconha para cães?
Embora a toxicidade da maconha raramente seja fatal devido à alta margem de segurança dos canabinóides, a ingestão de grandes quantidades pode ser perigosa. A dose letal mínima de THC para cães é acima de 3 gramas por quilo de peso. A intoxicação por ingestão é mais perigosa que a por inalação, pois o cão pode consumir uma grande quantidade de uma vez.
Como é o tratamento?
O tratamento para a intoxicação por maconha é geralmente sintomático e de suporte. Induzir o vômito pode ser necessário se o cão ingerir uma grande quantidade, desde que ele não tenha problemas respiratórios que possam causar aspiração. A recuperação pode levar de 24 a 72 horas, ou até mais, dependendo da quantidade ingerida.
Caso suspeite que o seu cãozinho tenha ingerido maconha, entre em contato com o Médico Veterinário do seu pet para orientações! Tempo é fundamental em caso de intoxicações.
Referências
VOLMER, Petra A.. "Recreational” Drugs". In: PETERSON, Michael E.. Small Animal Toxicology. 3. ed.: Saunders, 2012. Cap. 25. p. 309-311.
Comments